Já deve ter acontecido com você de colocar uma linda cor grafite no fundo de uma coluna e, quando acessa seu blog na casa do amigo, aquele grafite virou... roxo!!
A leitura das cores nem sempre é a mesma em todos os monitores, por isso, muitas vezes os designers preferem utilizar imagens para os fundos.
O uso de CSS em vez de imagens é sempre mais recomendável para reduzir o tamanho do site e melhorar a velocidade de carregamento, mas com algumas técnicas é possível colocar imagens com uma variação muito pequena de tamanho e carga.
Esta série de posts vai mostrar como colocar imagens em seu blog utilizando técnicas que possibilitam essa otimização.
O tamanho em pixels e a economia em bytes
Corte sempre suas imagens no menor tamanho possível, e utilize as propriedades de background.
O uso da imagem abaixo permite que o body mantenha sempre a cor #141414 em qualquer monitor:
Essa é uma imagem JPG, de 10 pixels x 10 pixels, com 287 bytes. Já é uma imagem pequena, apropriada para ser utilizada como background:
body {
background: #141414 url(http://endereço-da-imagem/body_bg.jpg);
}
Por padrão, como não colocamos as propriedades background de repetição (background-repeat) e posição (background-position), ele se repetirá na horizontal e na vertical e ficará posicionada a partir da esquerda e a partir do topo.
Saiba mais sobre as propriedades background
Poderíamos, entretanto reduzir a imagem ainda mais - para 1 pixel x 1 pixel (283 bytes) - e teríamos o mesmo efeito. Para cada imagem que reduzirmos 2, 3, 4 bytes, ganharemos em velocidade de carregamento.
Vocês provavelmente não conseguirão enxergar bem a imagem acima, mas a repetição fará com que ela preencha todo o body do template.
Outro exemplo - a imagem abaixo desenhei para fazer uma barra de fundo para títulos. Para facilitar o desenho, criei nas medidas 50px × 32px (328 bytes).
.blue-bar {
background: url(http://endereço-da-imagem/top-bg.gif) repeat-x left bottom;
}
Eu não poderia cortar sua altura, pois precisava do gradiende, mas podia reduzir bastante sua largura já que a imagem iria se repetir na horizontal, mantendo o mesmo efeito e salvando 59 bytes:
Imagem de 2px × 32px (269 bytes)
Para imagens de gradiende linear que se repetem na vertical, deve ser aplicado o mesmo raciocínio - utilize a largura que for necessária para cobrir a coluna e diminua a altura ao máximo, deixando que a propriedade background "repeat-y" se encarregue de repetir a imagem.
Depois de cortar suas imagens, verifique novamente o tamanho de seu template. Tenho certeza de que, com isso, você já conseguirá uma grande redução na velocidade de carregamento.
Em resumo:
* Menor tamanho possível em largura e altura para imagens que se repetem na horizontal e vertical;
* Reduza a largura das imagens que se repetem na horizontal;
* Reduza a altura das imagens que se repetem na verti
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário