Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Internet Explorer - a luta dos designers

por Rô Zanchetta - 20 Março 2009 às 12:15 | Comentários: 15
editar post


Conforme divulgado em vários sites, ontem o Internet Explorer 8 foi liberado para download.

Não baixei ainda a versão nova, mas a expectativa é que essa versão traga menos dores de cabeça ao desenhar os templates.

Alguns designers tomam a atitude radical de nem testar seus projetos no Internet Explorer, mas como bem colocou o JMiur do Vagabundia em seu post "Este sitio se ve mejor en Explorezilla", bater o pézinho só faz com que o designer perca clientes e o usuário perca leitores.

O Internet Explorer ainda é uma preferência de muitos internautas.

Já a campanha do iMasters para incentivar o usuário a sempre manter seus navegadores (seja Internet Explorer, Firefox ou qualquer outro) atualizados eu acho excelente e há alguns meses o BloggerSPhera aderiu e mostra a barra da campanha para quem usa navegadores velhos.

Afinal, não custa nada manter os navegadores em dia, melhora a vida do usuário (mais rapidez, mais recursos, melhor visualização) e facilita muito o trabalho dos designers.

Como ainda deve demorar para que as pessoas migrem do IE7 para o IE8 e tenho recebido muitas dúvidas de como fazer com que o template apareça no IE da mesma forma que aparece no FF (e outros), seguem algumas dicas:

* A primeira opção é evitar hacks. Se puder acomodar as medidas de seu template de forma que fique bem visualizado em qualquer navegador é o melhor;


* Quando você não consegue acertar as medidas, vale o uso de um pequeno hack, por exemplo: se uma largura fica excelente no FF, mas totalmente diferente no IE7, coloque o asterisco na frente da propriedade:



#coluna {
width: 200px; /* medida para todos os navegadores */
*width: 195px; /* medida para o IE7 */
}



* O mesmo vale para as distâncias - se no FF um elemento fica bem posicionado com um valor de padding, mas no IE precisa de outro valor:


#coluna {
padding-left: 20px; /* medida para todos os navegadores */
*padding-left: 19px; /* medida para o IE7 */
}



Esse hack normalmente é muito útil para menus, pois o IE interpreta as medidas de maneira muito diferente dos outros browsers.


* Menus Drop-down: quando você instalar um menu drop-down, verifique se no código já está incluído o hack para o IE. È possível que seu menu fique diferente e se o menu que você escolheu não traz o código para o IE, você perderá o sono tentando achar as medidas ideais e nem sempre ficará satisfeito;


* Background com imagens: uma distração comum é escrever a expressão para a imagem de background e não deixar um espaço após o parêntesis. O Internet Explorer não vai enxergar sua imagem;


O FF enxerga a imagem, mas no IE não aparece:


#coluna {
background: #FFFFFF url(http://endereço-da-imagem.com)no-repeat left top;
}




Todos os navegadores irão carregar a imagem:


#coluna {
background: #FFFFFF url(http://endereço-da-imagem.com) no-repeat left top;
}





Quero salientar que só descrevi aqui uns poucos truques para resolver os problemas mais comuns que chegam nos comentários e no email, e apenas para o Internet Explorer 7.

Considero que qualquer versão do Internet Explorer abaixo da 7 é ultrapassada e obsoleta, sendo um desperdício de tempo e energia para qualquer webmaster, não apenas para designers e desenvolvedores.

Se você possui um blog ou site, colabore também com a campanha do IMasters, incentivando seus leitores a atualizarem seus navegadores.

Leitura recomendada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário