A grande vantagem do uso de CSS é a de separar a marcação HTML, da apresentação do site. Em outras palavras, vale dizer que o HTML destina-se unicamente a estruturar e marcar o conteúdo, ficando por conta das CSS toda a responsabilidade pelo visual do documento.
HTML marca e estrutura textos, cabeçalhos, parágrafos, links, botões, formulários, imagens e demais elementos da página e CSS define cores, posicionamento na tela, estilos de linhas, bordas e tudo o mais relacionado à apresentação.
A adoção desta técnica resulta em múltiplas vantagens e benefícios que não são conseguidos quando se utiliza o conceito largamente empregado para construção de web sites, baseado no uso de tabelas e de atributos de estilização dentro das tags HTML.
Projetar um site navegável tanto em monitor de 1280x1024 quanto em uma telinha de 320x240 de um PDA, com utilização da mesma marcação é fantástico e possível. Basta projetar de acordo com as Web Standards entregando às CSS a missão de acomodar o conteúdo na tela!
Algumas restrições (à época deste escrito - 2003) ainda freiam o uso pleno geral e irrestrito de CSS na Web. As restrições são por conta da incapacidade de alguns browsers em dar suporte total às CSS. Com o passar do tempo a tendência é a de cair em desuso total os browsers antigos que não suportam ou mesmo suportam parcialmente CSS. Soma-se a favor das CSS a normatização que o W3C vem implementando sobre o assunto e o desejo dos fabricantes de se adequar àquelas normas. É uma questão de tempo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário